Bookcrossing Portugal

O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros. O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca.

Criado em 2001 por Ron Hornbacker, programador de sotfware americano, o Bookcrossing é uma simples forma de rastrear livros através da Internet, transformando esta iniciativa nnum fenómeno à escala mundial, excedendo mesmo o seu objectivo inicial. Seis anos depois, com mais de 600 000 utilizadores de 130 países e 4 milhões de livros registados em todo o mundo, o Bookcrossing continua a ser uma das comunidades mais activas na Internet.

Em Portugal, a comunidade Bookcrosser conta já com mais de 8000 membros, sendo uma das maiores comunidades da Europa e a décima em termos mundiais. De cafés a bibliotecas, escolas a serviços públicos, o Bookcrossing em Portugal está mais activo do que nunca, e promete continuar a espalhar livros por esses caminhos fora.

Os 3 “R” do Bookcrossing:

Read – Ler um bom livro.

Register – Criar um diário para esse livro, dar-lhe um número de identificação (BCID) e colar-lhe uma etiqueta.

Release – Libertá-lo, para que possa ser encontrado por outra pessoa, recebendo uma notificação por email cada vez que o livro for encontrado e uma mensagem deixada no seu diário.