William Shakespeare

História de William Shakespeare – short version

Nascido a supostamente 23 de Abril de 1564, William Shakespeare foi o terceiro filho de oito que John Shakespeare e Mary Arden tiveram. Foi educado em uma das excelentes grammar schools da época, estabelecimentos de preparação para a universidade, o que determina o seu know how na área da literatura.

Em 1582, aos 18 anos de idade, casou-se com Anne Hathaway, de 26 anos, que estava grávida. Tiveram Susanna e, dois anos mais tarde, os gémeos Hamnet e Judith.

Por volta de 1588 mudou-se para Londres onde, em 1592, já fazia sucesso como actor e dramaturgo. Contudo, eram as suas poesias, e não as suas peças, que eram aclamadas pelo público. Nesse período, foram publicados Vénus e Adónis (1593) e O Rapto de Lucrécia (1594) que, juntamente com seus sonetos (cerca de cento e cinquenta), o tornaram famoso pela exploração profunda do amor.

Começou a escrever a sua primeira peça, a Comédia dos Erros, em 1590, terminando-a quatro anos depois. Nesta altura, ingressou na Companhia de Teatro de Lord Chamberlain que possuía um excelente teatro em Londres. Deste esse momentos, escreveu mais de trinta e oito peças, divididas entre comédias, tragédias e peças históricas. Além da fama, estas peças literárias trouxeram-lhe riqueza, uma vez que era sócio da companhia teatral.

Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elizabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância.

No ano de 1610, retornou para Stratford-upon-Avon, sua cidade natal, onde escreveu a sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Faleceu a 23 de Abril de 1616, de causa ainda não identificada.