Regra de Quatro, de Ian Caldwell e Dustin Thomason

“Há sensivelmente 500 anos, tinha lugar a publicação anónima daquele que viria a ser considerado um dos principais textos da cultura renascentista e um dos livros mais obscuros de toda a literatura ocidental – a Hypnerotomachia Poliphili. Ao longo dos séculos, esta obra envolta em mistério, fascínio e morte seduziu e obcecou gerações de eruditos que, rendidos ao desejo irreprimível de desvendar o seu segredo, lhe devotaram as suas vidas. Em vão. A Hypnerotomachia permaneceu hermeticamente protegida por elaborados códigos e enigmas. O seu tesouro estava reservado para um momento glorioso que só viria a ocorrer precisamente 500 anos após a sua publicação.

A Regra de Quatro é uma prodigiosa estreia literária, um thriller de grande suspense intelectual, construído em torno desta obra enigmática do Renascimento. Tom e Paul são dois finalistas da Universidade de Princeton cujas vidas estão intimamente ligadas à Hypnerotomachia e que, em conjunto, procuram decifrar a mensagem codificada em labirintos linguísticos e matemáticos por detrás das inúmeras dissertações sobre arte, zoologia, erotismo, fé e os mas variados temas. Mas, à medida que vão compreendendo a magbnitude da descoberta que estão prestes a fazer, apercebem-se de que outros conhecem o valor do tesouro em questão, algo de tão inacreditável que muitos estão dispostos a matar pela sua posse…Protagonistas e leitor são apanhados num vórtice de genialidade, loucura, traição e assassínio, do qual os primeiros tentam escapar com vida e o segundo se descobre cativo, dominado por um magnetismo somente comparável ao da própria Hypnerotomachia.”

A acção desenrola-se toda em Princeton e apresenta-nos muito desta faculdade histórica e das suas tradições, como os bailes ou as Olimpíadas Nuas.

Apreciação

Adorei e recomendo. A tradução está boa, se bem que haja muitas (mesmo muitas e graves) falhas em termos gramaticais, como se tivesse sido escrito à pressa e sem revisão posterior. De qualquer modo, é um suspense intelectual que nos ensina o modo de pensar renascentista e toda a riqueza que há no verdadeiro conhecimento.

Ficha técnica

Editor: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas
ISBN: 9789722332637
Ano de Edição/ Reimpressão: 2004
N.º de Páginas: 352
Encadernação: Capa mole