A Conspiração, de Dan Brown

Quando um satélite da NASA descobre um estranho objecto enterrado nas profundezas do gelo do Ártico, a agência espacial vangloria-se de uma vitória de que muito necessita – uma vitória com profundas repercussões para a política interna da NASA e para a futura eleição presidencial. Para verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca chama a especialista dos Serviços Secretos, Rachel Sexton. Acompanhada por uma equipa de peritos, que conta com o carismático erudito Michael Tolland, Rachel viaja para o Ártico e desvenda o impensável: uma fraude científica.

Trata-se de uma conspiração audaz para lançar o mundo num vórtice de controvérsia. Mas, antes de avisarem o Presidente, Rachel e Michael caem na emboscada de uma equipa de assassinos. Tentam salvar a vida numa paisagem letal e inóspita, mas a única esperança de sobrevivência é descobrirem o cabecilha desta terrível conspiração. Quando se descobre a verdade, é a mais espantosa conspiração de todas.

Apreciação

“A Conspiração” é um livro que não se consegue parar de ler. A sua acção prende a cada segundo e agarra-nos de capítulo a capítulo, bem sabe quem conhece esta técnica de Dan Brown. Como nos seus outros livros, o autor conta-nos a história de várias personagens em paralelo, fazendo com que nos sintamos dependentes do desenrolar da história quando fica algo por dizer no final de cada capítulo. Contudo, acontece tanta coisa em tão pouco tempo que às tantas me senti cansada pelas personagens; há tanta tecnologia e tanta informação que nos é transmitida tão depressa que se torna extenuante seguir a história com calma. Mesmo assim, o ritmo está fantástico, uma vez que o autor consegue acelerar ou abrandar a leitura, quando quer que assim seja.

A história é bastante interessante e está francamente bem narrada, se bem que a tradução não é das melhores. Mais uma vez, Dan Brown consegue que os autores se interroguem acerca da veracidade das suas afirmações. Seja pelo carácter técnico que o autor confere nas suas descrições ou pela exactidão de alguns factos referentes a fenómenos naturais, “A Conspiração” trata-se de mais um livro de Dan Brown pleno de polémica e acção. Muito bom; recomendo!

Críticas

Em A Conspiração Dan Brown desloca-se para o espaço, explorando a política espacial norte-americana. Brown transcende-se ao evocar conhecimentos científicos sem prejudicar o ritmo da sua história.

Booknews

Dan Brown trabalha bem intriga e acção, combinando forças malévolas da indústria aeroespacial, o mundo militar e o submundo legislativo de Washington. A investigação é inatacável e toda a alta tecnologia envolvida existe de facto.

The New York Daily News

Ficha técnica

Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722514552
Ano de Edição/ Reimpressão: 2005
N.º de Páginas: 580
Encadernação: Capa mole