Diferenças culturais

Não é novidade que cada cultura possui as suas próprias características, seja em termos humanos, sociais, políticos ou económicos. Toda a História de um país ou de um continente cria marcas indeléveis com o passar do tempo, o que é facilmente retratado e detectado em inúmeras áreas ao longo dos séculos, sendo uma delas a literatura.

Depois de ler um artigo sobre o Prémio Nobel da Literatura – EUA vs. Europa, constatei um facto curioso. Em parte concordo com um dos membros do júri – sobre o facto de a escrita europeia ser detentora de uma maior profundidade de emoções, mais rica em conteúdos e com personagens mais intensas, o que, na minha opinião, se deve ao facto de nos identificarmos mais com a cultura de países europeus do que com a norte-americana – mas achei completamente descabida esta observação por parte de alguém que deveria ser completamente imparcial no cumprimento do seu dever.

Sem dúvida que há escritores norte-americanos muito bons, como Edgar Allan Poe ou Stephen King, mas eu pessoalmente tenho muito maior facilidade em enumerar escritores europeus e asiáticos como aqueles que escreveram algumas das minhas obras preferidas.

Concordam com a posição deste membro do júri?