Manias dos leitores

Esplêndida a ideia da Canochinha no post Manias de Leitor, no seu blog Estante de Livos, onde esclareceu as suas preferências e desagrados referentes aos seus livros e hábitos de leitura. Podemos encontrar, nos comentários, situações muito engraçadas e outras mais comuns, mas todas familiares a quem tem hábitos fortes de leitura.

A minha resposta foi a seguinte:

As minhas “manias” com os livros são relativamente simples, na minha opinião.🙂 Nas livrarias onde me perco durante horas, gosto de espreitar as sinopses e a primeira página de livros cujas capas me chamam a atenção, mas raramente compro livros que não conheça ou de que nunca tenha ouvido falar. Quando abro um livro pela primeira vez, adoro o cheiro das páginas por abrir e odeio que a capa e a lombada dobrem com o tempo, sobretudo se são livros de grande dimensão, mas tenho uma especial adoração pelo estado usado que os meus livros preferidos têm. Arrumo-os por categoria, altura e autor, se bem que possam parecer desarrumados à primeira vista. Faço colecção de marcadores e tenho centenas, mas só uso os que tenho repetidos para não estragar os outros. Odeio emprestar livros a quem não é de confiança – a.k.a. a pessoas que não os devolvem depressa ou quem demora uma eternidade a ler.