A Morte Melancólica do Rapaz Ostra & Outras Estórias, de Tim Burton

morte_melancolica_rapaz_ostra

Nas suas fantasias cinematográficas, Tim Burton desvenda um universo de estranhas criaturas, aliando o onírico ao macabro. Agora em livro, o autor cria um elenco de enternecedoras crianças desajustadas que se esforçam por ser amadas e aceites nos seus mundos terrivelmente cruéis. A sinistra comicidade das ilustrações e do texto evoca a triste sorte destas personagens, heróis canhestros e ansiosos, nos quais se projectam os nossos próprios sentimentos de alienação, fazendo-nos rir de uma infância que julgamos ter deixado para trás.

Apreciação

Para quem conhece e aprecia o género onírico e macabro de Tim Burton, este é um bom livro a ter em consideração depois de êxitos cinematográficos como Nightmare Before Christmas. As personagens incluídas nesta compilação dos melhores contos / poemas de Tim Burton são já conhecidas pelos fãs mais acérrimos, como o Rapaz Ostra ou o Rapaz Múmia.

Plenos de melancolia e de crueldade, estes textos revelam de forma crua personagens, na sua maioria crianças, fora do seu ambiente natural devido a deficiências de vários carácteres. É díficil não se partilhar um sentimento de piedade para com as mesmas devido à frieza com que são relatadas as histórias e, em última instância, por podermos extrapolar estas situações para situações reais de alienação.

Os desenhos, como muitos dos outros trabalhos deste realizador, foram criados por Burton, deixando uma marca indelével sobre a sua autoria e, naturalmente, sobre o mundo bizarro e sinistro em que parece que ele próprio vive. Consta que este mundo tão característico de Burton teve origem na influência de obras de Edgar Allan Poe, as quais estou ansiosa por ler.

As histórias de que mais gostei foram as do Rapaz Ostra, um rapaz incompreendido e desprezado pelos pais, e a da Rapariga com os Olhos Fora de Série (Staring Girl), embora prefira os textos no idioma original – o inglês.

oyster-boy

staringgirl

Ficha técnica

Ano de edição ou reimpressão: 2007
Editor: Antígona
ISBN: 9789726081845
Dimensões: 13 x 21 x 1 cm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128