O rapaz do pijama às riscas, de Mark Herman

rapaz_pijama_riscas_filme

Apreciação

Bruno é um rapaz alemão de nove anos que vive em Berlim com os pais e a irmã mais nova, com um estilo de vida desafogado e pleno de regalias durante a II Guerra Mundial. Certo dia, é-lhe comunicado que vão mudar de casa, devido ao emprego do pai. Assim, Bruno inicia uma viagem intensa e inocente no exterior das vedações do campo de concentração, observando os prisioneiros como se fossem famílias todas vestidas com um pijama às riscas. Um dia, Bruno nas suas explorações no terreno onde habita, acaba por encontrar Schmuel, um rapazinho judeu que está do outro lado a vedação e com que trava amizade sem que ninguém saiba.

Inspirado na obra-prima de John Boyne, o realizador Mark Herman adapta “O rapaz do pijama às riscas”, oferecenco ao público um filme intenso, triste, imperdível. É sabido que a leitura de um livro permite uma maior envolvência com a história e que a omnipresença do leitor permite que conheçamos as personagens de forma mais profunda. Neste caso, Mark Herman opta pela narração superficial e com enfoque único em Bruno e Schmuel, deixando de lado alguns pormenores que ajudariam os espectadores a enquadrar-se mais facilmente na história e a conhecer a exacta localização geográfica onde se desenrola a acção.

rapaz_pijama_riscas_filme1

rapaz_pijama_riscas_filme2

Spoilers:

Esta amizade acaba por ter consequências catastróficas para Bruno embora rapidamente o espectador se aperceba que a história, toda ela, é um momento catastrófico para milhões que pessoas e que Bruno é mais uma entre tantas. Gostei da forma como o realizador estende o final da história, utilizando cenas alternadas entre o percurso de Bruno e de Schumuel para as câmaras de gás e a procura desenfreada da família à procura do rapaz, prolongando o suspense e criando uma grande envolvência entre os espectadores e as personagens.

Ficha técnica

The Boy in the Striped Pyjamas
Género: Guerra, País
País: Reino Unido
Ano: 2007 Duração
Duração: 94m
Classificação: M12
Intérpretes: Asa Butterfield, Domonkos Németh, Zac Mattoon O’Brien
Realização e argumento: Mark Herman