Feira do Livro de Sevilha 2011 dedicada a Saramago

A Feira do Livro de Sevilha 2011, que decorre entre 19 e 30 de Maio, será dedicada a José Saramago, escritor com quem sempre manteve uma especial relação, indicou hoje, quinta-feira, a fundação com o seu nome.

Nomeado “Filho Dilecto da Andaluzia” em 2007, coube ao Prémio Nobel da Literatura português inaugurar a feira em 2006, e no ano passado foi protagonista de um dos atos mais importantes da programação: a apresentação do livro “José Saramago – A Consistência dos Sonhos (Cronobiografia)”, de Fernando Gómez Aguilera. O director da Feira do Livro de Sevilha, Javier López Yañez, anunciou que o tema da edição deste ano será “Sobre a Cegueira e a Lucidez” e que o objetivo é fazer ao autor dos romances “Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez” uma homenagem popular e participada, segundo a Fundação Saramago, em comunicado hoje enviado à Lusa.

Por essa razão, o responsável apelou “a todas as associações culturais e de cidadãos, entidades colaboradoras e organismos públicos para que sugiram propostas e participem ativamente nesta celebração”. Pilar del Río, a viúva de José Saramago (1922-2010), que participará na homenagem, agradeceu à organização da Feira do Livro de Sevilha a iniciativa de dedicar ao escritor a próxima edição.

“É uma boa notícia, porque (…) é como dedicarmo-la aos leitores, seres ativos capazes de levar a respiração a cada linha, para que o livro seja um diálogo vivo entre o autor e o leitor”, afirmou.

Informação retirada de DN online a 07.02.2011