Se numa noite de Inverno um viajante, de Italo Calvino

É um romance sobre o prazer de ler romances; o protagonista é o leitor, que dez vezes começa a ler um livro que, devido a vicissitudes estranhas à sua vontade, não consegue acabar. Tive, pois, que escrever o início de dez romances de autores imaginários, todos eles de alguma forma diferentes de mim e diferentes entre si.

Apreciação

Italo Calvino foi alvo de críticas e de aplausos devido à peculiaridade de “Se numa noite de Inverno um viajante”. Centrado no leitor do livro, para quem o autor se dirige descontraidamente e a quem aconselha a procura dos momentos mais oportunos para um mergulho na leitura, “Se numa noite de Inverno um viajante” vive da cumplicidade e daquela compreensão conivente que abraça silenciosamente os amantes da literatura.

Não se pode dizer que se trate de um romance, porque na verdade a sua estrutura é bem diferente: cada capítulo corresponde ao início de um romance diferente que, por vários e inesperados motivos, nós, os leitores, não conseguimos terminar. Esses capítulos são intercalados com a busca incessante do leitor pela continuação das histórias que começou, tendo como fundo um cenário negro que foca a falsificação literária e a perda de identidade dos autores a nível mundial, o que reflecte claramente a posição de Italo Calvino acerca do tema.

De capítulo para capítulo, encontramos [inícios de] romances com diferenças abissais entre si, em termos culturais, narrativos e estruturais, protagonizados por personagens ricas e intensas que ponderam, na sua maioria, a sua existência e a origem dos seus actos. Na verdade, cada capítulo que inicia uma nova história é um mergulho na imaginação de Italo Calvino, que os interrompe quando a sede se apodera do leitor para lhes (nos) incitar a imaginação e ilimitar as possibilidades de rumo que cada uma das histórias poderia seguir.

É um livro interessante de ler e sobre o qual se ponderar, mas também um bom objecto de estudo para quem gosta de escrever e precisa de alguma inspiração. Recomendo!

Ficha técnica

Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 304
Editor: Editorial Teorema
ISBN: 9789726958925