Livros no grande ecrã II

Nos próximos meses e em 2012, esperam-se filmes baseados em livros com muito sucesso entre os leitores. À semelhança de outros posts que tenho escrito sobre adaptações cinematográficas, aproveito para fazer um pequeno resumo de alguns dos grandes títulos por que os leitores tanto esperam. Será que cumprirão as expectativas?

Os livros de Stieg Larsson destacaram-se e as suas adaptações têm sido alvo de acesas discussões. “The Girl with the Dragon Tattoo” está em pós-produção e estreia brevemente pela mão de David Fincher, depois de o realizador sueco Niels Arden Oplev ter trabalhado esta adaptação em 2009. A questão é: qual será o mais fiel à obra literária?

girl with dragon tattoo

Hergé, Steven Spielberg e CGI. Pelos previews, tudo aponta para que “The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn” seja uma perdição para os fãs deste jornalista destemido. Com um elenco de luxo e um realizador de topo, a adaptação desta banda desenhada é altamente esperada pelos leitores destas aventuras, embora se prevejam críticas cortantes sobre o idioma adoptado para o filme: será em inglês, não em francês.

Tintin

Baz Luhrmman adapta para o grande ecrã aquele que foi considerado um dos melhores livros de sempre, “The Great Gatsby”, escrito em 1925 por F. Scott Fitzgerald. Esta versão será em 3D e ainda não tem data de estreia prevista.

Também previsto para o próximo ano, “Anna Karenina” deverá ser a 25ª adaptação do livro homónimo de Lev Tolstoi, terminado em 1877, o que incentivou o realizador Joe Wright a tornar este filme o mais inesquecível.

Para o final de 2012, Ang Lee leva ao grande ecrã “The Life of Pi”, originalmente um best-seller de Yann Martel. Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, o livro foi premiado internacionalmente.