Tema a tema – Chocolate

Tema a temaO pretexto é perfeito: O Verão ficou para trás e iniciou-se a contagem decrescente para a época festiva. Não há melhor altura para se falar descarada e alegremente de uma das melhores invenções desde a roda: o chocolate!

Chocolate, de Joanne Harris

Quando Joanne Harris idealizou a pequena aldeia de Lansquenet-sur-Tannes e nela criou o cenário para o seu romance “Chocolate”, não imaginava decerto o sucesso que este viria a ter. Só em Portugal o livro vendeu mais de vinte e cinco mil exemplares e agora que estreou o filme de Lasse Hallström, nomeado para três Oscars da Academia, o romance veio a ganhar um novo fôlego.
Vianne é uma mãe solteira que chega à pequena aldeia, com a sua filha, e ali abre uma chocolataria. Os capítulos alternados, ora com a voz de Vianne, ora com a do padre Reynaud (ao contrário do filme, no livro é este que quer fechar esta loja das tentações), criam uma grande tensão dramática. “Todos nós somos divididos interiormente” diz Joanne. ” O Padre Reynaud é uma espécie de anoréctico. Recusa-se a comer e tortura-se a si próprio ficando horas em frente à montra do talho. É repressivo, a sua severidade para com os outros baseia-se no facto de se odiar profundamente.” (citada pela revista (livros), nº 19). É contra este pensamento que “Chocolate” se insurge, defendendo os pequenos prazeres da vida, neste caso os gastronómicos, e o direito à diferença, numa pequena aldeia, fechada ao que vem de fora, (também os ciganos, que ali aparecem, com as suas músicas e outro tipo de vida, são votados ao ostracismo), e que, de certa forma, põe em causa o poder instalado.

A Paixão pelo Chocolate, de Adriana Ortemberg

A oferta da delícia, do sabor, dos aromas e da história do chocolate a um preço especial para os nossos sócios. Numa belíssima edição ilustrada, com mais de 100 receitas, Adriana Ortemberg, membro do Clube de Mestres do Chocolate, inicia-nos na arte deste manjar dos deuses. Da origem do chocolate às inúmeras receitas e combinações possíveis, este é daqueles livros que vai querer ler (e devorar). …uma viagem ao coração do chocolate para descobrir os seus segredos. Seguiremos a rota dos antigos maias e dos astecas até alcançarmos as preparações culinárias contemporâneas.

Temas:

– Do Cacau ao Chocolate
– Um Alimento Excepcional
– Chocolateiro Iniciado
– Receitas com Chocolate
– Chocolate Party!

As Meninas dos Chocolates, de Annie Murray

Edie, Ruby e Janet são amigas e dedicam-se a fazer chocolates na famosa fábrica Cadbury, em Inglaterra. As suas vidas poderiam ser de sonho, não fossem as atribulações familiares e a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Edie casa muito jovem. A sua fé no futuro é ilimitada mas o destino tem outros planos para ela. Com apenas dezanove anos, Edie enfrenta a guerra sozinha e tomada pela dor após a perda do marido e do filho. Até que uma noite, durante um bombardeamento, uma criança abandonada é deixada ao seu cuidado… Entretanto, a sua jovial amiga Ruby, apesar do medo de ficar solteirona, acaba por se casar com Frank, desconhecendo o seu carácter temperamental. E há também Janet – inteligente, bondosa e atraída pelos homens errados. Profundamente magoada pela sua última relação amorosa, Janet está convencida de que nunca mais se apaixonará. Mas David, a criança que Edie acolhe, conquista o coração de todos. E quando tem idade suficiente para questionar a sua verdadeira identidade, David vai novamente transformar as suas vidas e proporcionar-lhes algo com que nunca sonharam… Três mulheres cujas vidas são marcadas pela amizade, a guerra e o amor por uma criança.

Chocolate Nations, de Orla Ryan

From bean to bar – Where does your chocolate come from? Chocolate – the very word conjures up a hint of the forbidden and a taste of the decadent. Yet the story behind the chocolate bar is rarely one of luxury…From the thousands of children who work on plantations to the smallholders who harvest the beans, Chocolate Nations reveals the hard economic realities of our favourite sweet. This vivid and gripping exploration of the reasons behind farmer poverty includes the human stories of the producers and traders at the heart of the West African industry. Orla Ryan shows that only a tiny fraction of the cash we pay for a chocolate bar actually makes it back to the farmers, and sheds light on what Fairtrade really means on the ground. Provocative and eye-opening, Chocolate Nations exposes the true story of how the treat we love makes it on to our supermarket shelves.

Charlie e a Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl

Charlie Bucket adora chocolate. E o Sr. Willy Wonka, o mais prodigioso inventor do mundo, vai abrir as portas da sua maravilhosa fábrica de chocolate a cinco crianças sortudas.  É o melhor prémio do mundo! Rebuçados cintilantes, gulodices sinuosas e um rio de chocolate derretido esperam por eles.  Se Charlie conseguir um Bilhete Dourado, estas guloseimas deliciosas podem ser todas suas.

.

Sites a visitar:

Chocolate para a alma

mySweets 4U

O melhor bolo de chocolate do mundo