Cinco à quinta

Cinco à quintaQue tipo de leitura prefere? A minha preferência vai para obras de ficção e, dentro destas, tenho tendência a apreciar em particular a ficção especulativa e tanto o romance histórico como o romance contemporâneo. Ocasionalmente, gosto de ler biografias.

O que procura quando escolhe um livro? Procuro, essencialmente, algo com que me identifique. Esse algo podem ser pessoas e os seus dilemas, situações ou lugares. Também gosto de aprender com o que leio, especialmente a nível histórico, mas também a nível emocional. Se a tudo isto se juntar uma escrita de alto nível, tanto melhor.

O que admira num autor? A capacidade de me transportar para o seu mundo, para as suas personagens. O fazer-me esquecer tudo o que me rodeia e ter a sensação que estou dentro da história, a viver o que as personagens vivem e a sentir o que elas sentem.

O que pensa dos hábitos de leitura dos portugueses em geral? Penso que há cada vez mais gente a ler. Podia fazer considerações acerca do tipo de livros que boa parte dos portugueses lê, mas não vou fazê-las porque, na minha opinião, toda a gente tem direito de ler o que lhe apetece. Todos os leitores são leitores, independentemente do que lêem. No entanto, considero que ainda há um grande caminho a percorrer. Estive recentemente em Londres e é incrível reparar que no Metro (estações e carruagens) se vê muita publicidade a livros, a leitores de e-books e a eventos culturais de um modo geral. Há livrarias a cada esquina, montes de acessórios para livros e muita, muita gente a ler. Parece quase um desporto nacional e é muito bom de ver.

Qual o seu livro preferido? Porquê? The Lord of the Rings, de J.R.R. Tolkien. Foi este livro que me fez perceber que não era apenas uma leitora ocasional, que os livros são uma parte essencial da minha vida. Nunca antes me tinha sentido tão envolvida com uma história ou adorado tanto as personagens de um livro. É um amor para a vida🙂

Participante: Célia M., blogger.
Site: Estante de livros

Podem ler aqui todas as participações no Cinco à Quinta até ao momento.