Cinco à quinta

Cinco à quintaQue tipo de leitura prefere? Sem dúvida, minha leitura preferida é a prosa ficcional, tanto romances como contos. Poesia eu gosto menos, leio de vez em quando. Biografias por enquanto não chamaram a minha atenção, mas logo vou me arriscar em alguma. Quadrinhos eu gosto também, mas conheço pouco, preciso dar uma pesquisada e saber o que tem de interessante. De literatura técnica eu gosto de teoria da literatura, filosofia, mas também não leio muito.

O que procura quando escolhe um livro? Depende do momento. Geralmente eu procuro uma história mais reflexiva, ou que trabalhe com intertextualidade (que é algo que eu realmente adoro), ou que me faça conhecer outras leituras através dela, ou que a parte formal seja um ponto essencial, ou tudo isso junto. Mas também gosto de histórias que são só histórias pra entreter.

O que admira num autor? Essa é mais dífícil de responder, acho que o que mais me dá uma invejinha (boa, claro!) dos bons autores é a capacidade de contar uma história comum de uma forma totalmente inesperada, original e criativa. E também admiro muito a bagagem literária que o autor tem, gosto muito de autores que conhecem literaturas de todos os lugares.

O que pensa dos hábitos de leitura dos portugueses em geral? Bom, eu não conheço muito sobre os hábitos de leitura dos portugueses, então vou responder sobre os brasileiros mesmo: é aquela velha história, o estímulo à leitura aqui no Brasil é quase zero. Não só à leitura mas à escrita também. Não existe uma cultura de que ler é gostoso, é saudável, é um prazer, é bem o contrário, leitura é vista como uma atividade anti-social, como algo chato, sem graça, por isso o número de pessoas que lêem é bem baixo. E acredito que uma boa parte dessas pessoas lêem apenas o que está na moda e livros mais “comerciais”.

Qual o seu livro preferido? Porquê? Ah, essa é quase impossível de responder com um livro só! Um dos favoritos é A montanha mágica, do Thomas Mann. Livro de contos/crônicas que amei ler foi O livro dos abraços, do Eduardo Galeano. E amo tudo do Jorge Luis Borges! =)

Participante: Lívia, blogger
Site: Mundo pós-ficcional

Podem ler aqui todas as participações no Cinco à Quinta até ao momento.