Bookcrossing

O bookcrossing, à semelhança do postcrossing, já não é novidade. A libertação de livros à escala mundial foi pensada em 2001 por um programador informático, que tinha como objectivo rastrear livros a partir da Internet.

Bookcrossing isn’t new. The idea of releasing books worldwide was created by a software engineer in 2001, who wanted to cross books throughtout the world having his website as base.

O conceito

O Bookcrossing é um clube de livros global que atravessa o tempo e o espaço, um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros. O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca.

Embora a ideia inicial do Bookcrossing fosse libertar livros num espaço público, para que pudessem ser encontrados por outros, a evolução do site permitiu a criação de novas formas de troca dentro da comunidade. Existem várias formas de partilha de livros através do Bookcrossing. Dos circuitos de livros como bookrings e bookrays, aos empréstimos e libertações, os livros continuam a ser o elemento fundamental desta actividade.

Em Portugal

Em Portugal, a comunidade Bookcrosser conta já com mais de 8 000 membros, sendo uma das maiores comunidades da Europa e a décima em termos mundiais. Activos nos fóruns, listas de discussão, troca de livros, mensagens privadas, encontros e actividades várias, os bookcrossers portugueses têm à sua disposição uma variedade de formas de participar nesta comunidade. De momento não existe ainda um interface português para o site, pelo que, por agora,  os utilizadores têm de trabalhar no site em inglês.

No mundo

Estes são os países com maior adesão a esta actividade:

  1. EUA 29%
  2. Alemanha 16%
  3. Reino Unido 13%
  4. Países Baixos 11%
  5. Finlândia 10%
  6. Canadá 8%
  7. Austrália 5%
  8. França 4%
  9. Portugal 3%
  10. Espanha 1%

Informações retiradas daqui.

_____________

The concept

It’s the World’s Library. It’s a smart social networking site. It’s a celebration of literature and a place where books get new life. BookCrossing is the act of giving a book a unique identity so, as the book is passed from reader to reader, it can be tracked and thus connecting its readers.

The ‘crossing’ or exchanging of books may take any of a number of forms, including wild releasing books in public, direct swaps with other members of the websites, or “book rings” in which books travel in a set order to participants who want to read a certain book. The community aspect of BookCrossing.com has grown and expanded in ways that were not expected at the outset, in the form of blog or forum discussions, mailing lists and annual conventions throughout the world.

Worldwide

Here are the top 10 BookCrossing countries:

    1. USA 29%
    2. Germany 16%
    3. United Kingdom 13%
    4. Netherlands 11%
    5. Finland 10%
    6. Canada 8%
    7. Australia 5%
    8. France 4%
    9. Portugal 3%
    10. Spain 1%

Info source.