Tema a tema – Vingança * Theme by theme – Revenge

A vingança ocasiona algumas das intrigas mais fascinantes e complexas da história da literatura. Em obras clássicas ou contemporâneas, a vingança é sempre servida a frio.

_____________

Revenge originates some of the most fascinating stories in Literature. In classic and contemporary books, revenge is always served cold.

Le Comte de Monte-Cristo (1844), Alexandre Dumas

O Conde de Monte Cristo é uma obra que versa sobre a condenação e encarceramento de um inocente, motivados não por erro de justiça e sim, por conveniência de pessoas envolvidas no retorno de Napoleão da Ilha de Elba para recuperar o trono perdido. Durante uma década e meia, instruído em todas as ciências da época e tendo adquirido gostos e maneiras refinados através de estreito relacionamento com um companheiro de cárcere (abade de cultura enciclopédica), este homem mítico foge milagrosamente da prisão e reaparece em Paris, acobertado sob o manto de riquíssimo e poderoso nobre estrangeiro, com o firme objectivo de restaurar a sua justiça particular. Saídos da pena de Alexandre Dumas, desfilam no texto personagens de toda a alta sociedade parisiense – aristocratas e burgueses enriquecidos – que realizam grandes negócios, mantêm romances ocultos, todos movidos por múltiplas e intensas emoções humanas.

_____________

Set against the tumultuous years of the post-Napoleonic era, The Count of Monet Cristo recounts the swashbuckling adventures of Edmond Dantes, a dashing young sailor falsely accused of treason. The story of his long imprisonment, dramatic escape, and carefully wrought revenge offers up a vision of France that has become immortal.

Hamlet (1601), William Shakespeare

A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

_____________

Hamlet is the story of the Prince of Denmark who learns of the death of his father at the hands of his uncle, Claudius. Claudius murders Hamlet’s father, his own brother, to take the throne of Denmark and to marry Hamlet’s widowed mother. Hamlet is sunk into a state of great despair as a result of discovering the murder of his father and the infidelity of his mother. Hamlet is torn between his great sadness and his desire for the revenge of his father’s murder.

Carrie (1974), Stephen King

Carrie, de dezasseis anos, foi desde sempre maltratada, desprezada e humilhada por todos, devido à sua timidez mas, principalmente, por causa da mãe, uma fanática religiosa que a proibia de fazer quase tudo. Mas Carrie tem um segredo: possui fortíssimos poderes telecinéticos que a tornam capaz de mover objectos inanimados com a mente, e coisas terríveis acontecem. Um acontecimento traumático irá desencadear a vingança de Carrie, e espalhar o terror e a morte por entre os que a rodeiam.

_____________

A modern classic, Carrie introduced a distinctive new voice in American fiction – Stephen King. The story of misunderstood high school girl Carrie White, her extraordinary telekinetic powers, and her violent rampage of revenge, remains one of the most barrier-breaking and shocking novels of all time. Make a date with terror and live the nightmare that is… Carrie.

Wuthering Heights (1847), Emily Brontë

O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

_____________

“My greatest thought in living is Heathcliff. If all else perished, and he remained, I should still continue to be… Nelly, I am Heathcliff! He’s always, always in my mind: not as a pleasure… but as my own being.” Wuthering Heights is the only novel of Emily Bronte, who died a year after its publication, at the age of thirty. A brooding Yorkshire tale of a love that is stronger than death, it is also a fierce vision of metaphysical passion, in which heaven and hell, nature and society, are powerfully juxtaposed. Unique, mystical, with a timeless appeal, it has become a classic of English literature.

The Painted Vail (1925), W. Somerset Maugham

Em O Véu Pintado, Kitty sente-se prisioneira de um casamento infeliz e de um estilo de vida que está longe de ser aquele que sonhou para si. Sem que tivesse obtido a notoriedade social que desejava e afastada do seu país e da família devido à profissão do marido  bacteriologista destacado para Hong Kong , a jovem acaba por encontrar algum consolo numa relação extraconjugal. Mas a traição acaba por ser descoberta pelo marido, que leva a cabo uma estranha e terrível vingança. Através do despertar espiritual da adorável e fútil Kitty, Somerset Maugham pinta um retrato vívido da presença britânica na China e apresenta-nos uma galeria de personagens inesquecíveis.

_____________

Set in England and Hong Kong in the 1920s, The Painted Veil is the story of the beautiful but love-starved Kitty Fane. When her husband discovers her adulterous affair, he forces her to accompany him to the heart of a cholera epidemic. Stripped of the British society of her youth and the small but effective society she fought so hard to attain in Hong Kong, she is compelled by her awakening conscience to reassess her life and learn how to love. The Painted Veil is a beautifully written affirmation of the human capacity to grow, to change, and to forgive.

A Vingança de Joana d’Arc (2007), Maria Helena Varela

Eles mentiram. Eles queimaram-na. Vinte anos depois… eles vão pagar. Vinte anos depois de Joana d’Arc ter ardido na fogueira, o Vaticano pediu uma revisão do processo que a sentenciou. O que se descobre é uma macabra teia de mentiras tecida pelos mais altos poderes da Igreja. Poderes que ainda se mantêm na sombra e estão dispostos a tudo para ocultar a verdade… inclusive voltar a matar. E a verdade está num antigo manuscrito, um documento coberto de sangue… uma prova da santidade de Joana d’Arc. A Vingança de Joana d’Arc é um romance repleto de suspense e que nos arremessa para um final tão surpreendente quanto inesperado. Escrito de forma intimista e original, oferece uma nova visão através do olhar apaixonado de Maria Helena Cruz Varela, uma refugiada cubana que já foi candidata ao Prémio Nobel da Paz.