Cinco à quinta

Cinco à quintaQue tipo de leitura prefere? Gosto de vários géneros, como o romance, romance histórico, policiais, embora não diga que não a outros género de livros que me cativem.

O que procura quando escolhe um livro? Que me preencha. Que me provoque emoções fortes. Só assim é que sabemos quando um livro é bom. No entanto também há livros que lemos apenas para desanuviar ou para nos divertir. Acho que todos os livros têm o seu propósito. Tudo depende do que pretendemos na altura que o vamos ler.

O que admira num autor? Acho que principalmente admiro a capacidade de nos levar a viajar, quer no espaço e no tempo, quer a nível de sentimentos.

O que pensa dos hábitos de leitura dos portugueses em geral? Julgo que nos últimos anos a leitura voltou a ficar “na moda”. Gosto de ler em todo o lado, mas um dos sítios que mais me agrada é na praia. Há para aí uns 5 anos não se viam muitos leitores. Agora não há toalha onde não se veja um livro!

Qual o seu livro preferido? Porquê? É engraçado mas quando comecei a fazer essa pergunta aos autores que entrevistei, apercebi-me o quão injusta é. Optei por passar a perguntar-lhes “quais os seus livros favoritos” ou “que livros leu ultimamente que lhe agradou especialmente”. Para mim é impossível escolher apenas 1 livro como favorito. São tantos e por tão diferentes razões! Posso no entanto mencionar um dos meus favoritos deste ano e que é talvez um dos maiores clássicos da literatura norte-americana: “Por Favor Não Matem a Cotovia”. Simplesmente fabuloso!

Participante: Fernanda, blogger
Site: As leituras da Fernanda

Podem ler aqui todas as participações no Cinco à Quinta até ao momento.

Para participar na rubrica, envie as respostas a estas questões para folhasdepapel.d [at] gmail [dot] com.