Cinco à quinta

Cinco à quintaQue tipo de leitura prefere? Eu leio de tudo um pouco, tanto ficção como não-ficção, mas tenho certa preferência por romances e ficção histórica, bem como fantasia. Na não-ficção gosto de ler biografias.

O que procura quando escolhe um livro? Procuro sobretudo um escape para o dia-a-dia. Se me fizer emocionar e contribuir em algo para o meu crescimento como pessoa, ainda melhor.

O que admira num autor? A capacidade de criarem personagens com as quais me identifico e contarem histórias que apelam à minha pessoa, de me emocionarem. Admiro como me fazem sentir como se estivesse a perder um amigo quando acabo a leitura.

O que pensa dos hábitos de leitura dos portugueses em geral? Podia ser melhor. Vejo alguns a lerem em transportes e esplanadas, oiço por vezes a comentarem um ou outro título no café, vejo algumas pessoas a frequentarem a biblioteca. Entendo que haja outros hobbies mais apelativos (eu mesma sou culpada de, de vez em quando, preferir a televisão a um bom livro), de haver alguma limitação de tempo disponível para a leitura, mas penso que quem adora ler consegue arranjar sempre um minutinho. Quem não gosta, é porque não sabe o que está a perder.😀

Qual o seu livro preferido? Porquê? “A Lua de Joana”. Pode não ser nada de especial, não me recordo se a escrita é boa ou má, há detalhes da história que esqueci com o tempo, mas lembro-me de ter sentido que aprendi, que cresci na tarde em que li o livro. Se até aí só lia por escape, para viver aventuras, percebi com essa leitura que os livros também nos podiam dar experiências de vida, sem que tivéssemos, no entanto, de passar, de viver realmente essas experiências. Acompanhando as personagens colocamos um pouco de nós na leitura e saímos diferentes dela. E acho que um bom livro é isto: um que nos muda, que nos faz um pouco melhores.

Participante: WhiteLady3, blogger
Site: Este meu cantinho

Podem ler aqui todas as participações no Cinco à Quinta até ao momento.

Para participar na rubrica, envie as respostas a estas questões para folhasdepapel.d [at] gmail [dot] com.