Adaptações * Adaptations

Termina o Verão, chega a rentrée, visita o Outono, aproxima-se a época festiva. Já sabemos como é: nesta altura, há uma série de filmes há muito esperados que estreiam no grande ecrã e, para deleite dos leitores mais ávidos, este ano aguardam-nos várias adaptações de livros muito queridos internacionalmente.

“Esta adaptação é uma obra de arte”, referiu James Cameron ao assistir ao filme de Ang Lee “The life of Pi”, escrito por Yann Martel. Considerando de quem é esta frase e de quem é o filme, penso que não há mais nada a acrescentar. Próximo passo: ver o filme.

vida_pi_filme

“Atlas das Nuvens” de David Mitchell (um livro difícil de encontrar antes de se falar da adaptação ao cinema, by the way), chega finalmente às salas portuguesas e promete encantar do início do fim. Análise à natureza humana numa viagem entre passado e futuro, “Cloud Atlas” de Lana Wachowski, Tom Tykwer e Andy Wachowski promete arrasar.

atlas_nuvens_filme

Depois de anos de espera, os fãs de J.R.R. Tolkien e de Peter Jackson finalmente têm a oportunidade de regalar os olhos com “The Hobbit: an expected journey” no cinema. Surgem duas questões: a adaptação do livro será tão resumida como a da trilogia do “Senhor dos Anéis”? Os efeitos especiais serão tão realistas como na trilogia?

hobbit_filme

Entre filmes, séries e mini-séries, já passa a dezena de adaptações. A história tristíssima de “Anna Karenina” regressa ao grande ecrã, desta vez pela mão de Joe Wright e aguarda pelos fãs mais ávidos de Lev Tolstói.

anna_karenina_filme