Dúvida

velocidade_leitura

Agora que estou a preparar um balanço do que li em 2012, utilizando o Goodreads como ferramenta e o 2012 Reading Challenge como base, surge-me uma dúvida: como é que é possível alguém conseguir ler 200 ou 300 livros num ano? Penso que não se trata de uma questão de velocidade de leitura, mas de capacidade de absorção e de tipo de literatura.

Eu li 28 neste ano, na sua maioria livros pesados, com uma elevada carga informativa e com conteúdos que devem ser assimilados com calma. Na maioria, os livros que li foram grandes clássicos literários e registos históricos, o que exige uma grande atenção para estudar e analisar aqueles pormenores, no primeiro caso, e aprender e relacionar, no segundo.

Quem lê centenas de livros por ano, que género escolhe? Lê em que momentos? E durante quanto tempo? E, mais importante ainda, o que absorve em termos de informação?

No meu caso, com o ritmo que tenho no dia-a-dia e de acordo com os meus gostos literários, seria impossível ler tanto anualmente.