Balanço anual

No início do ano, no Goodreads, aderi ao 2012 Reading Challenge e propus-me a leitura de 28 livros. O desafio foi cumprido e, com a ajuda desta plataforma, consigo aceder a um resumo muito prático acerca dos livros que li. Ei-lo:

Livros lidos: 28
Páginas lidas: 8639

Classificação dada:

9/28: 5 estrelas
12/28: 4 estrelas
5/28: 3 estrelas
2/28: 2 estrelas

Datas de publicação:

1500-1600: 2 livros
1800-1900: 4 livros
1900-1950: 6 livros
1950-2000: 9 livros
2000-2012: 7 livros

Livros lidos por género (de acordo com a forma como os organizei no Goodreads):

Historical and geographical records: 7
Biographs and memories: 1
Policial and espionage: 3
Tales: 1
Children and juvenile literature: 1
Classics: 8
Regular novel: 1
Philosophy: 1
Humour: 1
Technical books: 1
Drama sweet drama: 2
Play: 1

Naturalidade dos autores (considerando as repetições):

Portugal: 3
Espanha: 1
Reino Unido: 8
América do Norte: 8
Rússia: 1
India: 3
França: 3
Alemanha: 1

Não foram incluídos os livros que estou a ler. “Memórias da Cleópatra – vol. II” comecei a semana passada e os restantes são livros que têm de ser lidos devagarinho.

Overall:

No geral, fiquei satisfeita com o resultado. Propus-me a leitura de 28 livros em 2012, calculando a leitura de um livro em duas semanas, em média. Atingi o objectivo no início de Novembro mas, por falta de oportunidade, não o superei.

Nos primeiros meses do ano, consegui ler aproximadamente um livro por semana. O ritmo abrandou devido a variados motivos mas, mesmo assim, fiz um esforço por manter a leitura em dia – na verdade, houve períodos em que não me apeteceu ler, mas acabei por vencer essa inactividade.

Quanto à qualidade dos livros que escolhi, que pode ser analisada superficialmente na “classificação dada”, fiquei satisfeita. As estrelas não correspondem totalmente à minha opinião sobre cada um dos livros, até porque são tantas as variáveis e variações que se torna complicado atribuir-lhes uma pontuação, mas acabam por reflectir superficialmente o que considerei acerca de cada uma das obras que li. Utilizando esta ferramenta de classificação do Goodreads, confirmei os géneros que considero que se aproximam cada vez mais do meu perfil de leitora, bem como os que atento cada vez menos.

Esperava, em 2012, dedicar-me a grandes clássicos da literatura e a registos históricos, o que consegui concretizar: representam mais de metade dos livros que li em termos de género literário. No que respeita às datas de publicação, optei maioritariamente por livros publicados há décadas. Quanto a livros recentes, de 2000 para a frente nomeadamente, joguei pelo seguro e optei por autores que já conhecia de outras obras.

Para 2013:

Para 2013, prevejo que será dificil elevar o número de livros – aproxima-se um ano atarefado! Mesmo assim, vou apostar nos 30 livros e continuar a dedicar-me a grandes clássicos intemporais e a registos históricos, incluindo na lista de géneros prioritários livros técnicos relacionados com ciência. Vou-me afastar de “drama, sweet drama” porque, por mais que tente, não tenho mesmo perfil (ou paciência, vá) para romantismos baratos e histórias de lágrima no canto do olho.

Boas leituras e votos de um grande 2013!