Blogs de livros: ler e ser lido

Quando criei este blog há mais de cinco anos não esperei encontrar tanta diversidade e quantidade de sites dedicados à literatura e hábitos de leitura. Parece-me que este mundo literário online cresce a olhos vistos!

Não sei se sentem o mesmo, mas tenho a sensação que não consigo acompanhar tudo o que é publicado nem todos os blogs que me chamam a atenção. Sigo os dos wordpress, por isso os conteúdos recebo diariamente no meu ‘mural’, mas os blogs com outros domínios nem sempre permitem seguir os posts por email, pelo que o meu acompanhamento é menos frequente. Contudo, tento lê-los pelo menos semanalmente e comentar sempre que possível. Sei que há muitos leitores silenciosos no Folhas de Papel e, tal como eles, muitas vezes leio blogs sem comentar.

Também não se deixem enganar pela minha barra de ‘book blogs’ que está mesmo aqui ao lado (coluna do lado direito). Pode não estar actualizada, mas todos os blogs que sigo estão guardados nos Favoritos do Firefox para que os possa aceder em qualquer momento. Para além disso, a barra de ‘book blogs’ que tenho aqui é uma ferramenta para os leitores e não para mim. Se o seu blog não consta na lista, não é por mal. Apenas por falta de tempo para a organizar :) O perfil de Facebook do Folhas de Papel sofre do mesmo mal: ainda não consegui seguir todos os blogs que leio mas um dia destes hei-de remediar a situação. O Goodreads é o que tem estado mais activo, porque sempre que abro e fecho um livro vou lá registar a minha actividade e ver o que os meus amigos online andam a fazer.

Eu adoro escrever sobre o que leio, pelo que este blog me permite organizar as leituras e as partilhar com quem tem os mesmos gostos que eu. Contudo, às vezes questiono-me sobre se os posts são realmente lidos ou se têm impacto nos leitores. Isto acontece-vos?

Tudo isto para dizer que espero que haja muitos leitores por aí, mesmo que silenciosos, e que também eu vou tentar fazer menos silêncio quando leio os vossos textos.

Boas leituras!