Marketing de livros

Ontem assisti a uma pequena acção promocional no Metro. Estava uma pessoa trajada de padeira com um cestinho e uma pá que serve para tirar os pães do forno, o que me suscitou a curiosidade. Quando percebi que se tratava de uma acção relacionada com o lançamento do livro ‘Padeira de Aljubarrota’ não consegui deixar escapar um sorriso. Que ideia gira! Uma sortuda a quem a padeira se dirigiu ainda recebeu um exemplar do livro! Fiquei muito curiosa e acabei por pesquisar sobre esta nova obra. É da escritora Maria João Lopo de Carvalho, que se iniciou nos romances históricos em 2011. Alguém já a leu? Acho que a ‘Padeira de Aljubarrota’ será a minha estreia!

padeira_de_aljubarrota

Muitas histórias correram sobre a humilde mulher que, em 1385, numa aldeia perto de Alcobaça, pôs a sua extrema força e valentia ao serviço da causa nacional, ajudando assim a assegurar a independência do reino, então seriamente ameaçada por Castela. É nos seus lendários feitos e peripécias, contados e acrescentados ao longo dos tempos, que se baseia este romance, onde as intrigas da corte e os tímidos passos da rainha- infanta D. Beatriz de Portugal se cruzam com os caminhos da prodigiosa padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida, símbolo máximo da resiliência e bravura de todo um povo.