Poetry Slam

poetry_slam_matosinhos

Oito pessoas. Três minutos. Poesia dita. Voz e corpo. Estão reunidos os ingredientes para um movimento com cada vez mais aficionados em Portugal, o Poetry Slam. Na próxima sexta-feira, dia 15 de Novembro, no “Fridays in MAR Lounge”, no MAR Shopping, realiza-se a segunda eliminatória do 1º Poetry Slam de Matosinhos. Poesia e concertos de música, com entrada gratuita, preenchem as noites de sexta-feira até Fevereiro do próximo ano, sempre às 21h30. Que melhor forma de celebrar a chegada do fim de semana?

O Poetry Slam é uma prática que nasceu em 1984 em Chicago, nos Estados Unidos, e que se tem disseminado por várias capitais europeias, criando-se uma rede de mobilidade de poetas cada vez mais sustentável. Em Portugal, existem 10 organizações de Slam espalhadas pelo país. O 1º Poetry Slam Portugal realizou-se este ano, tendo sido escolhido o representante do Slam Porto, Thomas Bakk, para competir por Portugal em eventos internacionais.

1º Poetry Slam Matosinhos

Nesta “guerra” de palavras, começam por participar oito slammers, os quais dispõem de um tempo limite de três minutos para expressar a sua poesia, interagindo com o público através da sua voz e corpo unicamente. É também o público quem dá a pontuação a cada participante, através de um kit-júri especialmente preparado para a ocasião. Os participantes vão sendo eliminados através das pontuações em três rondas, sendo que a última dedica-se ao “duelo final” de onde sairá o vencedor do slam.

De salientar que uma das regras fundamentais do Slam, para além do tempo limite, é a proibição do uso de qualquer objecto e/ ou adereço. Também não é permitida música a acompanhar o participante.

O Slam chegou a Matosinhos, através da iniciativa conjunta do MAR Shopping e da Associação triplic’ARTE, conduzido pela MC Li Alves, dinamizadora do Poetry Slam Braga e do Poetry Slam Sul, que culminará numa final que elegerá o representante da cidade para a competição nacional de 2014. A final está marcada para o dia 21 de Fevereiro de 2014. Os slammers interessados deverão inscrever-se através do email slam.matosinhos[at]gmail[dot]com.