Ajudar o próximo

Hoje em dia, são cada vez mais os programas de responsabilidade social à mão do ‘cidadão comum’, sejam disponibilizados por empresas, desenvolvidos por instituições de carácter social ou por movimentos cívicos com um objectivo muito preciso.

Felizmente, são cada vez mais as notícias que abordam este tema e maior o destaque dado enorme variedade de formas de ajuda que podem partir de nós. No que respeita a livros e à literatura, a mais simples contribuição pode fazer a diferença na vida de alguém.

programas_voluntariado

Reuni algumas ideias de como podemos ajudar o próximo, sempre dentro da área das letras, e convido-vos a partilhar sugestões e movimentos que conheçam. Se o Natal é quando o homem quiser, porque não começar já?

Vamos doar livros à nossa biblioteca? é um projecto criado por Liliana Carvalho, uma blogger e leitora que dá protagonismo a um conceito que, esperamos, cresça exponencialmente no futuro: o objectivo deste projecto passa por envolver as pessoas com as suas bibliotecas, incentivando-as a doar livros a estes espaços. Tão simples, não é?

Ler para idosos. Quão simples é isto? Se gosta de ajudar e de sentir que contribui para o bem-estar de terceiros, não é nada difícil concretizar esta ideia. Voluntariando-se numa instituição local ou contactando entidades de acolhimento de idosos, é possível ler para quem não o consegue fazer ou que, simplesmente, precisa de companhia.

Ensinar a escrever. Enfim, não a escrever per se, mas a escrever contos e a criar histórias com uma estrutura, com um princípio, meio e fim. A escrita criativa, por exemplo, é uma abordagem muito comum no que respeita a este tipo de acções. Numa instituição social com crianças ou numa faculdade sénior, não será possível enquadrar-se uma aula para mostrar às pessoas como podem dar forma às suas histórias? Sem dúvida, será uma sessão mágica e inesquecível.

Inscrever-se nos Voluntários da Leitura, um projecto que se destina  a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura. Aqui, poderá registar-se como voluntário e fazer parte dos vários projectos que esta equipa gere.

Procurar projectos internacionais que se coadunem com o que pretende realizar em termos de voluntariado. Poderá analisar, por exemplo, o site da Books for Africa para perceber como pode contribuir para a distribuição de livros a quem, simplesmente, não os tem e precisa deles.

Escrever. Esta é simples: Quem gosta de ler e tem um blog onde partilha as suas opiniões e outras tantas considerações sobre o mercado literário já está a contribuir para dar protagonismo à literatura e a sensibilizar as pessoas para a importância da literacia, do acesso à informação e da cultura. O que fazer mais? Continuar!🙂