O Verão e os livros

Como já estamos em meados de Julho, não sei. Parece que ainda há pouco tempo, publicava sugestões para as férias de Verão!

verao2015_sugestoes1

Como já há muitas pessoas de férias e outras tantas a preparar-se para esta altura tão esperada, sabemos que há algumas dúvidas que surgem sempre que fazemos a mala. Afinal, como lidar com os livros durante as férias?

  • As edições de bolso são óptimas para transportar nas férias, por ocuparem pouco espaço e serem leves. E, claro, são mais baratos!
  • O género de literatura varia consoante aquilo que o leitor pretende nas suas férias: quer pôr a leitura em dia e ler aquele calhamaço que não consegue abrir no resto do ano? Prefere livros de fácil leitura e que não ocupem muito tempo? Opta por sair da sua zona de conforto e ler um género literário que não lhe é familiar?
  • Areia, toalhas molhadas, garrafas de água. Na verdade, quando preparamos a mala da praia (ou da piscina, ou do passeio, é indiferente) é muito prático colocarmos tudo junto, qual Tetris, para não andarmos carregados com vários sacos. Se pretende levar um livro consigo nas suas andanças estivais, pode colocá-lo dentro de um estojo mais pequeno para o proteger de materiais que o possam danificar. Há quem opte por capas de tecido, facilmente detectáveis em feiras de artesanato, para proteger o livro.
  • Quantos livros levar de férias? Isso dependerá da velocidade a que lê, da dimensão dos livros e das actividades que tem previstas. Tente prever quantos conseguirá ler e adequar a, por exemplo, um por semana. Em todo o caso, poderá levar apenas um e, em feiras do livro locais, escolher qual será a leitura seguinte. Cuidado! É fácil deixarmo-nos levar e escolhermos os suficientes para ler até ao final do ano😉

No meu caso, vou aproveitar para terminar os livros que tenho vindo a ler nas últimas semanas e que, por motivos vários, acabaram por se acumular e se sobrepor uns aos outros. Os meus objectivos são:

  • Terminar o último capítulo d”A psicanálise dos contos de fadas’, de Bruno Bettelheim
  • Continuar ‘A queda dos gigantes’, de Ken Follett
  • Ler todo o ‘A fuga de Auschwitz’, de Joel C. Rosenberg
  • Começar o primeiro volume e continuar a colecção que está actualmente a sair com o Expresso, a ‘Biografia de Adolf Hitler’, de Ian Kershaw

Ler, ler, ler!

Boas férias!