No more Mr Nice Guy, ou como crescer depois de ler um livro

no_nice_guy

Embora este livro seja escrito por homens e para homens, chegou-me às mãos com uma forte recomendação: para nos conhecermos melhor a nós próprios, para lidarmos melhor com os outros e para sermos mais felizes, este é o livro ideal. Mas calma! Embora se trate de um livro que se enquadra perfeitamente no género de auto-ajuda, a verdade é que a abordagem por que o autor opta é muito pragmática e linear, utilizando recorrentemente técnicas de aconselhamento psicológico que ajudam as pessoas a entender-se melhor. De forma resumida, é como tratar-se por alta recreação, sem ir a um psicólogo.

Este livro dirige-se sobretudo a quem:

  • Tem dificuldades em ultrapassar problemas relacionais com a sua família, nomeadamente pais, durante a infância;
  • Possui características de Mr Nice Guy ou seja, a pessoa que tenta agradar a todos e que se deixa sempre para último lugar;
  • Lida mal com situações de stress e de confrontos verbais, optando sempre por culpabilizar os outros e ‘o mundo’ pelos seus problemas, vitimizando-se;
  • Tem uma tendência para manipular e para utilizar todos os meios para chegar a um fim;
  • É pai e tenta encontrar a melhor forma de educar os seus filhos num ambiente saudável e feliz.

Robert A. Glover é terapeuta familiar e desde que lançou, em 2015, o programa para ajudar a tornar homens inseguros e incapacitados em determinadas áreas da sua vida em homens íntegros, seguros e mais felizes.

Sinopse (tradução livre): Publicado originalmente em formato e-book que rapidamente se tornou um fenómeno mediático, No More Mr. Nice Guy! tornou o seu autor, um terapeuta matrimonial e familiar certificado, numa estrela. Dr. Robert Glover define a “síndrome Mr Nice Guy” como a adopção de um comportamento  por uma pessoa para agradar aos outros, ignorando as suas próprias necessidades e causando em si uma profunda infelicidade e ressentimento. Assim, não admira que os Nice Guys, que não se sentem realizados, canalizem a sua frustração para terceiros e pessoas de quem gostam, explica o autor. Neste livro, explica como estes homens podem deixar de procurar aprovação e a começar a encontrar o que procuram na vida, organizando a informação de forma estruturada e conferindo-lhes ferramentas para garantir que as suas necessidades são satisfeitas ao expressar as suas emoções, ter uma vida sexual feliz, a aceitar a sua masculinidade e a criar relacionamentos importantes com outros homens, vivendo a vida com todo o seu potencial.

Curiosos? O livro está integralmente aqui e pode ser acedido gratuitamente.