O que acontece no cérebro das crianças quando lhes lêem histórias

beneficio_leitura_criancasFoi realizado um ensaio que aponta para os enormes benefícios da leitura na infância. De acordo com este estudo, publicado pelo Official Journal of the American Academy of Pediatrics, o desempenho académico e comportamental da criança é realmente – comprovadamente – influenciado.

Os investigadores trabalharam com crianças entre os 3 e os 5 anos, às quais realizaram exames de ressonância magnética enquanto estes ouviam uma história gravada previamente. Em simultâneo, os pais informaram as equipas de quantas vezes liam histórias aos seus filhos e comunicavam efectivamente com eles.

De forma geral, os investidores aperceberam-se que, enquanto as crianças ouvem uma história, um vasto número de regiões no lado esquerdo do cérebro ficam activas. Estas são zonas associadas à compreensão de palavras e de conceitos, bem como à memória. Estas mesmas regiões também se activaram quanto as crianças mais velhas ouviam histórias ou liam por si.

Este estudo mostra que o desenvolvimento desta área se inicia cedo, numa idade jovem. O director do programa do Reading and Literacy Discovery Center no Cincinnati Children’s Hospital, Tzipi Horowitz-Kraus, afirma que o que é interessante é que esta actividade no cérebro era maior nas crianças cujos pais criaram um ambiente mais propício à leitura (ou livros-friendly) nas suas casas. “Quanto mais os adultos lêem às crianças, mais ajudam os neurónios nestas regiões a crescer e a interligar-se de forma a beneficiar a criança no futuro, no que respeita à leitura.

Informação retirada deste artigo da CNN.

Estudo completo aqui.