Votar nos melhores romances escritos em português

Fui contactada por um representante d’O Projecto Adamastor que tentará criar uma compilação dos melhores romances escritos em português. Até Janeiro de 2016, conta-se com o voto de todos para continuarmos a reforçar a importância da literatura em Portugal.

Os Melhores Romances Escritos em Língua Portuguesa

A lista é a origem da cultura. Ela faz parte da história da arte e da literatura. O que a cultura quer? Tornar a infinitude compreensível. Ela também quer criar ordem — nem sempre, mas com frequência. E como, enquanto seres humanos, lidamos com a infinitude? Como é possível entender o incompreensível? Através de listas, através de catálogos, através de colecções em museus e através de enciclopédias e dicionários.

Umberto Eco, em entrevista para o Der Spiegel (trad. de Eloise De Vylder)

Nos dias que correm a proliferação das listas é um facto incontornável, e a literatura não escapa a essa tendência.

Apesar do seu carácter muitas vezes redutor, as listas são um óptimo pretexto para uma discussão acerca de livros, assim como uma forma de divulgar boa literatura, algo que não poderia estar mais de acordo com os objectivos do Projecto Adamastor.

Assim sendo, resolvemos elaborar uma lista dos melhores romances em língua portuguesa, com base numa votação que decorrerá ao longo dos próximos meses, e em que qualquer leitor poderá contribuir com a sua opinião.

As regras são simples:

  • Podem ser indicados quaisquer romances originalmente escritos em português.
  • Não serão considerados títulos de menor extensão, como contos ou novelas, assim como os casos cuja classificação é mais problemática, de que é exemplo O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa.
  • Não existe qualquer restrição no que diz respeito ao número de obras por autor, isto é, podem ser indicados múltiplos romances escritos pelo mesmo autor.

Para participar basta preencher o formulário abaixo apresentado, indicando dez romances de autores lusófonos, por ordem de preferência, ordem essa que funcionará como principal ponderador no apuramento dos resultados finais; de notar que as escolhas podem ser editadas até ao final da votação. Em alternativa, caso não possua conta Google, pode enviar-nos directamente as suas escolhas para o e-mail do projecto (geral@projectoadamastor.org), ou partilhá-las na secção de comentários.

A votação decorrerá até ao final do presente ano e os respectivos resultados serão anunciados em Janeiro de 2016.

Desde já agradecemos o vosso contributo.

Projecto Adamastor.

Podem votar aqui.