Sugestão de fim-de-semana

A ciência surpreende-nos a cada dia que passa e são inúmeras as equipas de investigação que nos fazem chegar enormes desenvolvimentos e descobertas nos vários campos. A área da saúde, e nomeadamente a fertilidade, são temas quentes que merecem destaque, por isso não deixe de ler Filhos da Ciência – A Fórmula contra a Infertilidade, de Sandra Moutinho, sob a chancela da Marcador.

filhos-da-ciencia

“O meu filho é um filho da ciência. Sem esta, ele não teria nascido”. Como eles, milhares nascem anualmente em Portugal. Como são as gravidezes dessas mães que, como a autora, ensaiaram vezes sem conta uma fotografia de perfil com uma barriga orgulhosa? E que sentimentos são vividos na hora em que os pais e o filho tão desejado se olham pela primeira vez? E elas, as crianças, o que sentem quando sabem que os seus pais fizeram tudo por um filho? Há 30 anos que em Portugal nascem milhares de bebés com a ajuda da ciência. Conheça as histórias destas crianças, dos seus pais e dos médicos que os ajudaram a nascer. Em nome do amor, porque a infertilidade também dói.

Se lhe apetece uma leitura com uma sombra de suspense, Chocky vai deixá-lo enervado. Incluído na colecção Lado B, este livro de John Wyndham é muito mais que um romance: é uma história que mergulha na psicanálise e em temas profundamente actuais.

chocky

A família Grove já se tinha confrontado com a amiga imaginária da pequena Polly, a filha mais nova. Tinha sido um período atribulado mas, assim como viera, fora esquecido. Porém, quando já não seria de esperar, é Mathew que aos onze anos começa a ter estranhos diálogos com um personagem aparentemente imaginário. A princípio, os pais tentam não se preocupar, mas torna-se evidente que, longe de ser imaginário, aquele «amigo» possui características claramente alienígenas. A situação acaba por se descontrolar e Mathew fica exposto à atenção dos meios de comunicação e, mesmo, dos sombrios lobbies governamentais.

No dia 27 de Fevereiro, às 18h30, a livraria Almedina de Braga recebe a apresentação do livro Portugal a lápis de cor – A Sul de uma pós-colonialidade, de Sheila Khan.

sugestão_convite_lançamento_almedina

Prepare-se para os Oscar com os mais novos, com apresentação Oscares de Palmo e Meio, feita por Rui Ramos. No dia 27 de Fevereiro às 16h na Fnac de Santa Catarina e dia 28 de Fevereiro na Fnac do Gaiashopping.

sugestão_rui_ramos_contador_historias

Este contador vai retirar do seu baú histórias encantadas, modernas, premiadas e nomeadas pela Academia de Hollywood. Verdadeiros clássicos que fazem parte do imaginário dos mais pequenos, a par dos contos dos irmãos Grimm, Anderson, La Fontaine ou Perrault.

Por Lisboa, está em cena até domingo Gata em Telhado de Zinco Quente no São Luiz Teatro Municipal. Hoje e amanhã às 21h e no domingo às 17h30.

Uma peça do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, e vencedora do prémio Pulitzer. A acção passa-se numa única noite de verão, quando a família Pollitt se reúne para celebrar o aniversário do patriarca.

sugestão_gata_telhado_zinco_teatro

Tradução | Helena Briga Nogueira

Cenografia e Figurinos | Rita Lopes Alves

Encenação | Jorge Silva Melo

Elenco | Catarina Wallenstein, Ruben Gomes, Américo Silva, Isabel Muñoz Cardoso, João Meireles, João Vaz, Tiago Matias, Vânia Rodrigues, Rafael Barreto.

E para terminar o fim-de-semana em beleza, no Prior Velho, Sacavém, poderá assistir à apresentação de um dos mais recentes livros da Castor de Papel. Yoga para Crianças e a História de Yoguini Dharma, de Estela Inácio, será apresentado na loja dos CTT, onde contará ainda com uma aula de yoga e uma sessão de autógrafos. Segunda-feira, 29 de Fevereiro, às 10h.

convite_yogaParaCriancas[1]