Viagens culturais

roteiro_literarioi

Recorde-se de uma das suas últimas viagens. Não interesse se foi no estrangeiro ou no seu país. Provavelmente andou carregado com mapas e guias, pesquisou inúmeras vezes sobre os pontos de interesse do seu destino, vagueou por ruelas desconhecidas e contratou serviços de orientação para conhecer melhor a história e a geografia do seu destino. Pensou tudo ao pormenor para conhecer profundamente o local que visitou, mas provavelmente houve pormenores que ficaram para trás por falta de tempo ou de possibilidade.

Agora imagine que está a preparar uma viagem temática. Mais: suponha que uma das suas viagens de sonho, que está prestes a concretizar, inclui o acompanhamento de alguém que é uma autêntica referência neste itinerário. Este tipo de viagens não só é possível de realizar e programar, como há actualmente agências que ajudam a recriar percursos feitos por personagens em dados livros ou a dar a conhecer o local, de forma personalizada, que serviu de cenário para dada história.

Esta agência, por exemplo, tem um programa chamado Viagens com Autores, que organiza precisamente viagens acompanhadas com um autor. “Os autores são os responsáveis pela existência destas viagens no nosso catálogo. Isso significa que, a partir de um conhecimento prévio e fundamentado do destino, criaram o conceito, a estrutura, o itinerário, as visitas e as opções de alojamento desta viagem. Sendo este projecto da sua autoria, os autores não se limitam a assiná-lo, claro. Estarão presentes ao longo de toda a viagem certificando-se que tudo corre como planearam”. Viaje então com Gonçalo Cadilhe, José Luís Peixoto, Raquel Ochoa, Henrique Sá Pessoa ou José Rodrigues dos Santos.

Actualmente, estão disponíveis viagens à Jordânia, Itália, Mediterrâneo, Namíbia, Rússia, Zimbabué, entre muito mais. É ou não é uma tentação?

Sobre roteiros literários

aqui anteriormente falei dos roteiros literários que ajudam os leitores viajantes a planear as suas viagens. Visite este post para saber mais sobre como visitar a Barcelona d’a Sombra do Vento, a Berlim d’Os Filhos da Droga, a Roma dos Anjos e Demónios, a Inglaterra das irmãs Brontë e a Islândia da literatura marcadamente nórdica. Claro está, não falta a visita por terras portuguesas acompanhando o percurso d’As Viagens da Minha Terra. E visite este, a continuação do post sobre roteiros literários, para conhecer a Verona de Romeu e Julieta.

Boa viagem!