Como publicar o seu livro (2016), Rita Canas Mendes

como_publicar_seu_livro

Já quase toda a gente pensou em publicar um romance, uma autobiografia, uma colectânea de poemas, um guia prático, uma compilação de receitas ou um ensaio. Não é por acaso que falamos em “escrever um livro, plantar uma árvore, ter um filho” para aludir a uma vida realizada. Escrever e publicar uma obra pode ser, de facto, muito empolgante. Contudo, por não saberem ao certo como funciona a edição, muitas pessoas sentem-se perdidas ou acabam por deixar as suas ideias na gaveta. Quer já tenha o seu manuscrito pronto ou ele esteja apenas idealizado, este guia irá mostrar-lhe que publicar não é assim tão difícil e que fazê-lo bem está ao seu alcance. Se ainda não começou a escrever, convém que conheça à partida aquilo que irá encontrar na fase de publicação, até para perceber se o investimento na escrita da obra vale a pena. Se já concluiu o original, este guia irá dar-lhe todas as ferramentas para os próximos passos. Esteja escrito ou não, o seu livro já existe como projecto e deve ir pensando nas opções que terá ao dispor quando chegar o momento de o editar.

Apreciação

Como blogger literária, e como tantos outros bloggers desta esfera, tento acompanhar não só o lançamento de novos livros e fazer uma viagem aos clássicos, como me esforço ainda para estar a par das novidades deste sector e conhecer melhor os meandros do mercado da edição. Recentemente, quando este livro me veio parar às mãos, percebi que ‘Como publicar o seu livro’ é muito mais do que um guia para aqueles que pretendem publicar o seu livro: é, também, um bilhete para visita às editoras e à compreensão do que é esta indústria em Portugal.

Rita Canas Mendes trata a edição por ‘tu’. Formada em Filosofia e com uma pós-graduação em ‘Edição, Livros e Novos Suportes Digitais’, Rita tem uma longa experiência na edição, tendo passado já em empresas como a Antígona ou a Actual Editora. Em 2011, criou a Com Texto, Serviços Editoriais, para colaborar directamente com autores e empresas. Com um enorme conhecimento de causa, Rita com este título pretende chegar a todos aqueles que sonham em ter um livro seu. E como? Apresentando este manual que explora todas as perguntas que surgem no processo: será que o meu manuscrito é interessante? Como o posso apresentar a uma editora? O que posso esperar das condições contratuais? Posso estar envolvido em todo o processo?

Com um tom altamente coloquial, ‘Como publicar o seu livro’ toma as rédeas e orienta-nos passo a passo. Desde o último ponto final do manuscrito aos meses que seguem o lançamento, Rita organizou o livro de forma a facilitar o entendimento de todo o processo. Entre contextualizar os leitores sobre o mercado actual e alertá-los para situações menos favoráveis, Rita, passa a pente fino as principais etapas. O que acontece, afinal, dentro das editoras desde que lhes propomos as nossas obras? A auto-edição é uma escolha acertada? Em que circunstâncias?

Para saber tudo, não deixe de ler este livro. As suas dúvidas serão esclarecidas. E, quem sabe, talvez o inspirem!

Se ficou interessado neste título, saiba mais aqui:

Opinião do blog Estante de Livros

Entrevista a Rita Canas Mendes na Antena 3

Página da autora no Goodreads