Tema a Tema * Calma

Num dia tão tenso como o de hoje, deixemos a política de parte e pensemos em nós. Vamos ter caaaaalmaaaaa!🙂

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Calm: Acalmar a Mente para mudar o Mundo, de Michael Acton Smith, pela Pergaminho

A vida moderna tem um ritmo alucinante, e entre o excesso de trabalho, o trânsito, os e-mails sem fim, os miúdos a fazer birra antes de dormir… nunca houve uma altura em que fosse mais urgente descobrirmos onde fica o nosso botão de “pausa”. Calm é o livro que lhe vai ensinar a recuperar alguma paz, espaço interior e… calma. Um livro cheio de pequenos truques, dicas, ferramentas e hábitos que vão mudar a sua vida. Um guia prático e irresistível à mindfulness do século XXI.

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Caltema_tema_calmama!, de Bjorn Lomborg, pela Estrela Polar

Um livro provocador que, baseando-se não só nas necessidades humanas como nas preocupações ambientais, oferece uma nova perspectiva sobre o aquecimento global.

Bjorn Lomborg considera que muitas das acções que actualmente estão a ser tomadas em consideração para travar o aquecimento global vão custar centenas de biliões de dólares. Para além disso, são frequentemente baseadas em factores emocionais e não estritamente científicos e, provavelmente, vão ter muito pouco impacto na temperatura do planeta durante centenas de anos.
Defende que, em vez de começarmos pelos processos mais radicais, devemos, primeiro que tudo, concentrar os nossos recursos em preocupações mais imediatas, tais como a luta contra a malária ou a Sida, e assegurar uma reserva segura de água potável. Custará muito menos e poderá salvar milhões de vidas ainda nos nossos tempos.

Lomborg questiona porque é que o debate sobre as alterações climáticas reprimiu o diálogo nacional e destruiu a divergência saudável. Apresenta-nos uma alternativa à questão do aquecimento global, acreditando que o pânico não é um ponto de partida construtivo para enfrentar qualquer dos problemas da humanidade, não apenas o aquecimento global.

Cool It (Clama!) promete ser um dos livros mais falados e mais influentes do nosso tempo.

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Meditação com o Dr. Brian Weiss, de Brian Weiss, pela Pergaminho

A meditação é uma técnica que pode ser usada para alcançar a paz, a tranquilidade e o equilíbrio interior, levando-nos a refletir sobre nós mesmos e sobre tudo o que nos rodeia. Leva-nos a confiar na capacidade que temos de usar e gerir as nossas energias interiores para purificar o corpo e a mente, para que cada um de nós possa descobrir e desenvolver a sua espiritualidade. Meditação Com o Dr. Brian Weiss é um livro único do Dr. Brian L. Weiss, M.D., autor de O Passado Cura (Editora Pergaminho, 1999) e Muitas Vidas, Muitos Mestres (Editora Pergaminho, 1998), destinado a ensinar a prática da meditação e a divulgar os seus benefícios – a meditação ajuda a combater a hipertensão, a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir os níveis de stresse. Os exercícios descritos no CD que acompanha este livro seguem as técnicas que o Dr. Weiss utiliza com os seus próprios pacientes para curar diversos problemas, tais como insónias, ansiedades, fobias e perturbações alimentares. Meditações Com o Dr. Brian Weiss fornece a chave para viver cada momento intensa e integralmente, libertando-nos de tudo o que impede que a vida seja uma jornada pacífica e cheia de riquezas espirituais.

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Meditação para pessoas ocupadas, de Osho, pela 4 Estações Editora

Não há ninguém que precise mais de meditação do que as pessoas que não têm tempo para meditar. Estas pessoas ocupadas podem até ter experimentado fazer meditação, mas acabaram por desistir por lhes parecer muito difícil integrá-la num estilo de vida agitada.
Estratégias simples para reduzir a tensão, minimizar o stress crónico e relaxar rapidamente.

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Mindfulness em 15 minutostema_tema_mindfulness_15_minutos, de Kerstin Leppert, pela Pergaminho

Guia prático de meditação para os problemas do dia-a-dia Apesar de a meditação, o ioga e o mindfulness estarem bastante em voga, há ainda muitas conceções erradas acerca destas práticas. A maioria delas podem ser resumidas numa só frase: meditar faz bem, mas não é muito difícil? Nada podia estar mais longe da verdade. Para meditar, não precisa de um dojo, um estúdio de ioga ou de ler centenas de páginas sobre a arte do mindfulness. Bastam-lhe duas coisas que estão sempre ao seu alcance: a respiração e a atenção. Para atingir um estado de mindfulness, começar a meditar e libertar-se de preocupações e ansiedades, não é preciso mesmo mais nada. Este livro apresenta variadíssimos exercícios práticos de meditação, com base no kundalini e no hatha ioga, explicados passo a passo, que podem ser executados em 15 minutos e com efeitos comprovados para solucionar os mais diversos problemas do quotidiano, desde alergias e problemas de tensão a stresse, fobias, desmotivação profissional ou conflitos emocionais.
• Meditações para problemas físicos e doenças: alergias, constipações, febres, tensão alta, medo de voar, choque, dores;
•Meditações para problemas emocionais: inquietação, solidão, falta de energia, ansiedade, stresse, jetlag, problemas de sono, depressão, fobias, neuroses, dependências;
• Meditações para problemas profissionais: desmotivação, pensamentos negativos, falta de criatividade, desgaste emocional, falta de espírito de equipa, conflitos, mobbing, burnout;
• Meditações para problemas de relacionamentos: desespero, más recordações, raiva, conflitos, afastamento;
• Meditações para crises existenciais: pensamentos inquietos, descontrolo emocional, desespero; … entre muitas outras.

Sobre a meditação:

O verdadeiro problema reside na mente, porque a mente é formada pela sociedade humana e especialmente projectada para nos manter escravizados. O corpo tem uma beleza própria. Ainda faz parte das árvores e do oceano, das montanhas e das estrelas. Não foi contaminado pela sociedade nem foi envenenado pelas igrejas, pelas religiões e pelos padres. Mas a mente foi completamente condicionada e distorcida ao receber ideias que são totalmente falsas. A nossa mente funciona quase como uma máscara que esconde o nosso verdadeiro rosto.
A arte da meditação consiste em transcender a mente, e o Oriente dedicou toda a sua inteligência e todo o seu génio durante quase dez mil anos a um único objectivo: descobrir a maneira de transcender a mente e os seus condicionamentos. Do esforço de dez mil anos resultou o aperfeiçoamento do método da meditação.
Em poucas palavras, meditação significa olhar para a mente, observar a mente. Tente examinar a mente, olhando em silêncio para ela – sem explicações, sem apreciações, sem condenações, sem qualquer julgamento, a favor ou contra -, observe-a apenas, como se não tivesse nada a ver com ela. Aprecie apenas o tráfego que vai na mente. E o milagre da meditação faz com que, só por ser observada, esta vá lentamente desaparecendo.
No momento em que a mente desaparece, você alcança a última porta, que é muito frágil e que também não está contaminada pela sociedade: o seu coração. Na verdade, o seu coração cede-lhe imediatamente a passagem. Nunca o detém, ele está quase sempre preparado para a sua chegada e abrirá a porta que dá acesso ao ser. O coração é seu amigo.

Osho, in ‘Acreditar no Impossível’