Throwback thursday * Enid Blyton

segredo_killimooinQuando se fala em Enid Blyton, não é n’Os Cinco que me lembro (aliás, foram muito poucos ou nenhuns livros desta colecção que li). É, em particular, de O segredo de Killimooin (1943) que recordo com especial carinho.

Embora tenha crescido entre livros, a minha infância foi maioritariamente preenchida com obras de Hergé, Quino, Condessa de Ségur, Uderzo e Goscinny. Embora não sejam livros exclusivamente dirigidos a crianças, era nas suas páginas que me perdia e a partir das quais criava histórias (lembram-se dos jogos de imaginação?). Mas foi precisamente com este livro de Enid Blyton, que encontrei algures numa estante lá de casa, que descobri as maravilhas dos livros infanto-juvenis: com uma estrutura narrativa mais próxima de um romance, O segredo de Killimooin levou-me por caminhos nunca dantes percorridos.

Admito que, actualmente, não me recordo ao certo da história, mas sim das emoções que me fez sentir: a envolvência com as personagens, a empatia, o medo, a ansiedade no desfecho, a paz que senti quando o livro terminou com aquilo que encontramos no final dos contos de fadas: que todos viveriam felizes para sempre.

Ainda tenho esse livro, que guardo junto de outros juvenis, mas tenho dúvidas sobre se o hei-de reler: tendo sido o livro que me catapultou para as emoções que um livro me possa fazer sentir, tornando-me, a partir desse momento, uma viciada em leitura, receio sentir-me desiludida. Como é que se costuma dizer? Nunca voltes a um sítio onde já foste feliz? 😉

Sinopse:

Uma aventura inesquecível vivida por Nora, Mike, Peggy e Jack durante as férias de Verão. O grupo de amigos desloca-se ao castelo de Killimooin do Prince Paul e sobem as montanhas de Baronia. Mal sabiam que estas montanhas escondem um perigoso bando de ladrões que pretendem capturá-los e ao Prince Paul.

Sobre o livro:

Actualmente, este livro está disponível nas livrarias numa edição (relativamente) mais recente. A Clássica Editora lançou-o em 1993 e parece-me que aqui ainda está em stock.

